Nadi Suddhi: mente mais calma e relaxada

Como acalmar e mente?

Uma das minhas rotinas diárias (além do yoga), que me ajuda a acalmar a mente, revitalizar o corpo e ouvir a minha alma é o pranayama. Existem muitos tipos de pranayamas,  que não são mais do que técnicas de respiração que ajudam a expandir a energia vital.

O Pranayma que faço com mais regularidade é o Nadi Suddhi (e que significa limpeza dos canais), respirando de forma alternada pelas narinas. A função principal é a limpeza das fossas nasais e/ou também dos canais internos, permitindo uma maior concentração, oxigenação do cérebro com equanimidade dos dois hemisférios do cérebro, permitindo equilibrar o lado feminino e masculino. 

Mesmo que não pratique yoga, faço este exercício respiratório, assim que acordo e antes de meditar. O resultado é muito bom e potente. 

Em média faço 5 a 8 ciclos, que consiste em inspirar pela narina esquerda, expirar pela direita, inspirar pela direita e expirar pela esquerda, ou seja, um ciclo.

  1. Sente-se e feche os olhos;
  2. Mãos em mudra “vishnu”, ou seja, junte os dedos anelar e mindinho, apontando o polegar para cima, na vertical, os dedos indicador e médio em direção à base da palma da mão (no início pode achar estranho e que os dedos não correspondem);
  3. Comece por fechar a narina direita, colocando o polegar na narina, e faça uma respiração completa (inspiração e expiração) pela narina esquerda;
  4. Passe para a narina esquerda, pressionando os dois dedos, anelar e mindinho, na narina esquerda enquanto tira o polegar da narina direita e faça uma respiração completa (inspiração e expiração), após 2 respirações completas, direita e esquerda, faz 1 ciclo.

Depois de fazer 5 ou 8 ciclos, finalize e faça três respirações normais.

As respirações devem ser o mais longas possíveis, activas, a inspiração e a expiração, preferencialmente, iguais. 

Tente fazer deste pranayama um ritual que faz parte da sua rotina diária. Um ritual que confere uma mente mais calma e relaxada.

Acredito que a beleza de rituais simples trazem energia e equilíbrio à nossa vida.

Contem-me a vossa experiência e rituais que vos equilibram.

Bons rituais respiratórios.

Com amor,

Susana Mota

Leave a comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked (required)