O meu nome é Susana Mota, sou professora de yoga e criei o projecto “Yoga na Cidade”.

O Yoga na Cidade nasce de uma procura, de um “olhar para dentro”, de perceber melhor quem sou e o que quero ser. É um reflexo do meu ser e procura de estar neste momento.

Nesta viagem de aprendizagem sobre mim mesma houve um momento chave, convidarem-me para ensinar yoga, o que me fez compreender que posso ajudar os outros e partilhar o que aprendi até aqui.

Descobri que podemos melhorar, quem somos e o que somos, temos de ter vontade.

Sou praticante de yoga e meditação, compro produtos biológicos, faço as minhas escolhas de forma consciente, compro no mercado de produtores agrícolas ou a granel, e tento andar sempre com uma garrafa de água atrás. Não o faço sempre nem de forma perfeita. Ainda sou muito consumista, mas com algumas técnicas, consigo equilibrar-me, reduzir o impacto no meu corpo, espírito, alma e também no planeta!

Todas estas novas formas de agir e pensar, levaram-me a mudar a forma como vivo a minha vida na cidade. Não quero sentir a pressão dentro de mim, que me consome, e me faz sentir pesada e insatisfeita. Quero estar no centro da agitação e olhar para ela de forma serena. Fazer planos e aceitar que às vezes concretizam-se outras não.

O Yoga na Cidade é, antes de mais, o meu caminho. Um compromisso comigo e com os outros, o compromisso de continuar a fazer esta viagem. Tornar esse percurso público vai ajudar-me a manter-me focada e também o tornará mais forte, pois acredito que a partilha potencia.

Partilhar as técnicas de cura, auto-conhecimento, ajuda e equilíbrio, é algo que me é vital. É aquela energia que quando é alimentada, me alimenta a mim, gerando mais energia. É o alimento da alma. Todos temos um lugar que nos dá aquele brilho no olhar, que nos faz sorrir. O tapete é o meu lugar.

O Yoga na Cidade vai ser também um espaço de aulas individuais e personalizadas, workshops e retiros, onde podem vir aprender comigo a encontrar uma forma de equilíbrio na cidade.

Espero que gostem, que fiquem e que se inspirem.

ao-computador

Não seria justo se nesta introdução não referisse aqueles que foram os meus “mestres” ao longo destes anos todos, assim aqui vai a lista e o meu obrigada do tamanho do mundo a todos.

Tarik Van Prehn (tenho de reconhecer que foi e será sempre o meu grande Mestre!) e Lea (obrigada pelos backbends), Isa Guitana (obrigada por me levares até à Índia), Gonçalo Alcântara (meu primeiro professor de Ashtanga), Xico Rodrigues (o primeiro convite para ser professora de yoga num shala, obrigada), Nick Evans (o meu primeiro Kapotasana, mil obrigados), Hugo Santos (primeiro professor de yoga) e Hugo Abecassis (meu mestre de ensino).

Anthony “Prem” Carlisi e Radha, Ubud, Bali; Rolf Naujokat, Goa; Peter Sanson; Eddie Stern, Nova Iorque; Guy Donahaye; Manju Pattabhi Jois; Saraswathi Jois, Mysore, India; Hugo Abecassis;

Cursos:

Curso de Professores de 200 horas + 300h – Certificado pela Yoga Alliance Professionals com o Professor Hugo Abecassis, Lisboa

Intensive Ashtanga & Ayurveda, Anthony “Prem” Carlisi e Radha, Ubud, Bali.

6 Motivos para praticar Yoga

Comunidade

Porque vivemos na selva da cidade e cada vez mais há a necessidade de encontrar técnicas que nos ajudem a lidar com o stress diário.

Alinhamento Postural

Porque estamos todo o dia em frente ao computador, porque carregamos demasiado peso, porque em determinada altura da nossa vida fomos jovens e não pensávamos em como o nosso corpo era precioso, porque vamos perdendo massa óssea, porque não caminhamos para novos. A verdade é que o nosso corpo é o nosso templo e é com ele que queremos chegar à velhice de forma saudável. O yoga ajuda-o a fazer o alinhamento corporal adequado às suas necessidades físicas. Cada corpo é exclusivo.

Auto-conhecimento

Em cada respiração há uma dança com o movimento do nosso corpo, das nossas células e pensamentos. Quem somos? Quem queremos ser? O yoga é muito mais que uma prática física, é uma prática de conhecimento e de sabedoria pessoal.

Focus

Porque cada vez mais somos obrigados a ser versáteis e a desempenhar mais que uma tarefa em simultâneo. Como resultado começa a dispersão, a falta de atenção e isso penaliza a qualidade do nosso trabalho. O Yoga ajuda-nos a estamos mais focados. Uma tarefa de cada vez bem desempenhada.

Mindfulness

Estudos científicos têm demonstrado que o mindfulness melhora diversos estados de saúde física e mental como a ansiedade, depressão, ou dor crónica, entre outros. Ajuda a lidar com o stress do quotidiano pela prática da atenção ao que acontece na mente e no corpo de forma a reconhecermos padrões mentais que causam sofrimento. O mindfulness ajuda a dissolver esses padrões mentais, e a dar respostas mais adequadas em vez das habituais reações que mantêm o sofrimento. A prática de mindfulness dá-nos mais consciência e contacto com a vida.

Respiração

Sabe que nascemos com um número de respirações máximo? Consegue perceber o acelaramento da sua respiração quando se enerva numa determinada situação? Se calhar até consegue, agora traduza em tempo de vida perdido. Assustado? Então venha aprender a respirar e verificar em como consegue respiração mais devagar e ganhar mais tempo de vida.